Desenvolvimento de um Experimento Domótico Educacional Utilizando a Arquitetura Codesign

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Jenifer de Jesus Jang Iago Pachêco Gomes Raphael Christian dos Santos Oliveira Pablo Santos da Silva Cássio Meira Silva Gustavo Lima de Oliveira Roque Mendes Prado Trindade Alzira Ferreira Silva Maísa Soares dos Santos Lopes

Resumo

A domótica e a internet das coisas estão se tornado cada vez mais populares na sociedade atual. Utilizar estas tecnologias como recurso didático podem atrair e motivar alunos para o estudo de vários conteúdos. O objetivo deste trabalho é desenvolver um experimento de domótica para o projeto LARA (Laboratório remoto em Ambiente Virtual de Aprendizagem), que explora o uso da robótica remota na aprendizagem de programação afim de torná-la mais lúdica.  Entretanto, criar sistemas robóticos exige um comportamento homogêneo entre o hardware e software, desta forma adotar uma metodologia que permita o  desenvolvimento concorrente entre estes é fundamental. Assim, no experimento de domótica do LARA utilizou-se a metodologia Codesign que possibilita a
criação desses sistemas, explorando os conflitos existentes entre seus componentes. Esta metodologia proporcionou o aumento da produtividade pois permitiu  
análise e resolução de requisitos conflitantes antes da etapa de implementação.

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Como Citar
JANG, Jenifer de Jesus et al. Desenvolvimento de um Experimento Domótico Educacional Utilizando a Arquitetura Codesign. Revista de Computação, [S.l.], v. 2, n. 1, set. 2017. ISSN 2446-7812. Disponível em: <http://revistacomputacao.uesb.br/index.php/revistacomputacao/article/view/7>. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Resumo Expandido

Referências

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